Instalando, configurando e utilizando a Área de trabalho remota via Web

Instalando, configurando e utilizando a Área de trabalho remota via Web

Carregue seu escritório com você! Descubra como disponibilizar o
conteúdo do computador de seu escritório para que você possa trabalhar
em um computador portátil ou sem estar conectado à rede da empresa.
Saiba como usar a área de trabalho remota para conectar-se ao
computador do seu escritório on-line – de outro computador em qualquer
lugar do mundo.

Área de trabalho remota

Esteja você
se comunicando a partir de sua casa ou viajando para um local distante
do escritório, o Windows XP o ajudará a trabalhar onde você se
encontra. Aprenda como conectar-se ao seu escritório a partir de sua
casa ou outro local e como alterar suas configurações dependendo do
local em que esteja e do que precise fazer.

Visão geral sobre a Área de trabalho remota

Com a Área de trabalho remota
no Windows XP Professional, enquanto você estiver em outro computador,
poderá ter acesso a uma sessão do Windows que esteja sendo executada no
seu computador. Isso significa, por exemplo, que você pode se conectar
de casa ao seu computador do trabalho e ter acesso a todos os seus
aplicativos, arquivos e recursos de rede, como se estivesse em frente
ao seu computador no trabalho. Você pode deixar programas sendo
executados no trabalho e, quando chegar em casa, poderá ver sua área de
trabalho exibida no computador de casa, com os mesmos programas em
execução.

Quando você se conecta ao computador do trabalho, a Área de trabalho
remota o bloqueia automaticamente para que ninguém mais possa acessar
seus aplicativos e arquivos enquanto você estiver fora. Ao voltar para
o computador no trabalho, pressione CTRL+ALT+DEL para desbloqueá-lo.

A Área de trabalho
remota também permite que mais de um usuário tenha sessões ativas em um
único computador. Isso significa que vários usuários podem deixar seus
aplicativos em execução e manter o estado de suas sessões do Windows,
mesmo enquanto outras pessoas estiverem conectadas.

Com o recurso Troca rápida de usuário,
você pode trocar rapidamente de usuários no mesmo computador. Por
exemplo, suponha que esteja trabalhando em casa e tenha feito logon no
computador do escritório para atualizar um relatório de despesas.
Enquanto você estiver trabalhando, um de seus familiares precisa usar
seu computador de casa para verificar uma mensagem de email importante.
Você pode desconectar a Área de trabalho remota, permitir que
outro usuário faça logon e verifique o email e se reconectar ao
computador no escritório, onde você poderá ver o relatório de despesas
exatamente onde estava. A Troca rápida de usuário funciona em computadores autônomos e em computadores que sejam membros de grupos de trabalho.

A Área de trabalho remota permite várias situações, incluindo:

  • Trabalhar
    em casa – Acessar de casa o trabalho em andamento no computador do
    escritório, incluindo acesso total a todos os dispositivos locais e
    remotos.
  • Colaborar
    – Leve a sua área de trabalho para o escritório de um amigo para
    depurar códigos, atualizar uma apresentação de slides do Microsoft
    PowerPoint ou revisar um documento.
  • Compartilhar
    um console – Permitir que vários usuários mantenham sessões de programa
    e configuração separadas em um único computador, como um terminal de
    caixa ou uma mesa de vendas.

 

Para usar a Área de trabalho remota, você precisa do seguinte:

  • Um
    computador que esteja executando o Windows XP Professional (computador
    “remoto”) com uma conexão a uma rede local ou à Internet.
  • Um
    outro computador (computador doméstico) com acesso à rede local através
    de conexão de rede, modem ou conexão VPN (rede virtual privada). Esse
    computador precisa ter o componente Conexão de área de trabalho remota, anteriormente denominado Cliente de serviços de terminal, instalado.
  • Contas de usuário e permissões apropriadas

Para configurar este computador para usar a Área de trabalho remota:3

  1. Abra Sistema no Painel de controle.
  2. Na guia Remoto, marque a caixa de seleção Permitir que usuários se conectem remotamente a este computador e clique em OK

     

  3. Certifique-se de ter as permissões adequadas para se conectar remotamente ao seu computador e clique em OK. Você deve ser um administrador ou um membro do grupo Usuários da área de trabalho remota no seu computador.

 

 

Além
da área remota você pode instalar o componente da Web da área de
trabalho remota para ter acesso a sua estação através de um navegador.

A instalação do componente Web pode ser realizada em um sistema Operacional Servidor ou Desktop.

A
instalação nesses dois ambientes é a mesma. Podemos optar por instalar
em um Desktop por exemplo para o micro que temos em nossa casa. Já a
instalação por Servidor se encaixa para empresas.

O processo de
instalação descrito abaixo se refere a uma instalação em um computador
com o Microsoft Windows XP Professional, porém caso a instalação seja
feita em um servidor o processo é o mesmo.

Para instalar o componente Conexão da Web da área de trabalho remota

  1.  No Painel de controle, abra Adicionar ou remover programas.
  2. Clique em Adicionar ou remover componentes do Windows.
  3. Selecione Internet Information Services e clique em Detalhes
     

  4. Na lista Subcomponentes do Internet Information Services, selecione Serviço da World Wide Web e clique em Detalhes
     

  5. Na lista Subcomponentes do serviço da World Wide Web, marque a caixa de seleção Conexão da Web da área de trabalho remota e clique em OK.

     

  6. No Assistente de componentes do Windows, clique em Avançar.

     

  7. No final da instalação clique em concluir.

     

  8. Abra Gerenciador de serviços de Internet.
  9. Expanda a hierarquia de pastas até alcançar a pasta nome do computador local\ Sites da Web \Site da Web padrão\TSWEB
     

  10. Clique com o botão direito do mouse na pasta TSWEB e clique em Propriedades 
  11. Clique na guia Segurança de diretório da caixa de diálogo Editar 

     

  12. Em Acesso anônimo e controle de autenticação, clique em Editar… 

  13. Marque a caixa de seleção Acesso anônimo na caixa de diálogo Métodos de autenticação e clique em OK duas vezes.

     

 

Pronto! Está instalada a área de trabalho remota; agora é possível a
conexão com a estação de trabalho a partir de um navegador Web.

Para conectar-se a outro computador usando o componente Conexão da Web da área de trabalho remota:

 

  1. Certifique-se de que o componente Conexão da Web da área de trabalho remota está instalado e em execução no servidor Web (procedimento anterior).
  2. Certifique-se de que o seu computador cliente possui uma conexão de
    rede ativa e que o serviço de servidor WINS (ou outro método de
    resolução de nome) esteja funcionando.
  3. No computador cliente, inicie o Microsoft Internet Explorer.
  4. Na caixa Endereço, digite o localizador de recursos uniforme (URL) da pasta base do servidor Web que hospeda a Conexão da Web da área de trabalho remota.
  5. Em Servidor, digite o nome do computador remoto ao qual você deseja se conectar.
    Essa é a tela do componente Web para a conexão com a área de trabalho.

  6. Se desejar, especifique o tamanho da tela e as informações da sua conexão.
  7. Clique em Conectar.

 

Agora é só trabalhar em sua estação como se estivesse fisicamente na mesma.

Links adicionais:

Remote Desktop Web Connection – Download

Windows XP Remote Desktop Web Connection Overview (ingles)

Get Started Using Remote Desktop (ingles)

Start a Remote Desktop Session (ingles)

Frequently Asked Questions About Remote Desktop (ingles)

TechNet – Brasil

Até a próxima!

Diogo Henrique Silva
diogohenriquesilva@hotmail.com

 

Fonte: Microsoft Technet

1 COMENTÁRIO

comments user
Marcelo

Eu uso esse serviço, mas só roda em IE com Windows XP, fui testar no Windows Vista e não funciona, ele pede para instalar o Acitve X mas depois só fica a tela branca… Alguém sabe resolver?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *