Construindo uma rede social com o Open Source Social Network

Construindo uma rede social com o Open Source Social Network

A alguns meses atrás me deparei com o Open Source Social Network, aplicação/site/serviço (não sei, as definições mudam toda hora) em PHP que permite a criação de uma rede social, de forma rápida e fácil. A versão gratuíta está no site www.opensource-socialnetwork.org e a versão com recursos mais avançados pode ser comprada no site www.openteknik.com, que possui algumas instâncias disponíveis para demonstração.

As imagens acima são da versão premium, retiradas do openteknik.com

O que mais me chamou a atenção foi o framework e a base de dados. O framework permite que um componente se sobreponha a outro, o que dá muita flexibilidade para criação de novos recursos ou ainda, melhorar um componente já existente. Já o banco de dados é estruturado de uma forma que eu nunca havia visto antes, e tenho certeza que se apresentasse ele em sala de aula, nos idos de dois-mil-e-nokia-1100, ia levar bronca. São menos de 15 tabelas pra postagens, álbuns, fotos, chat, usuário, configurações, propagandas, amizades, gerenciamento de componentes, etc. Pra efeito de comparação, eu vi um sistema para gerenciamento de biblioteca francês (não direi o nome, pra não fazer divulgação) com mais de 500 tabelas. Umas quantas com os campos código e nome. E atire a primeira pedra quem nunca fez isso 🙂

Nesse meio tempo, vi que precisava melhorar meus conhecimentos sobre github e inglês, língua base do sistema. Juntando o útil ao agradável, comecei a escrever alguns componentes e a ajudar outros membros do fórum do site. O que já fiz:

Notification Sample: Componente criado para entender o funcionamento do sistema de notificações. Disponibilizei ele para ajudar outros desenvolvedores;

Home Page Posts: Permite ao usuário ver as publicações da linha do tempo dos amigos ou de todos os usuários. Por padrão do OSSN, é o administrador do site que decide o que será visto.

Send images in OssnMessages: Permite ao componente de mensagem o anexo de imagens. Como existem no OSSN 2 componentes para mensagens, por enquanto me dediquei ao sistema principal, que funciona em desktop e celulares.

Remove conversation: Com esse componente, é possível remover a conversa da lista das conversas recentes. Só o usuário deixa de ver as mensagens. A conversa em si continua existindo.

O licenciamento do OSSN é regido pelos seus próprios termos, de acordo com o License.md do GitHub. Não use comercialmente sem ler o que diz lá. Vai que…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.